ORGANIZAÇÃO
DA SALA DE AULA
Caracterização
da sala de aula
Ao chegar à sala da turma do 2º ano do Ensino
Fundamental, encontra-se um desenho na porta de boas vindas, indicando que a
sala pertence a duas turmas de segundo ano.
Conforme Jolibert (2006), a sala de aula organizada
como um ambiente agradável estimula os alunos ali inseridos, possibilita a
comunicação dos materiais existentes em favor da aprendizagem dos alunos.
A
sala de aula da turma 22 do segundo ano é ampla, com classes organizadas em
fileiras. São cinco fileiras, o espaço entre cada classe é razoável e entre os
corredores também. O quadro é grande e fica localizado a frente, centralizado,
desta forma os alunos não sentem dificuldades de enxergar, sentem apenas quando
as cortinas estão abertas por conta do reflexo. Embora Jolibert (2006) proponha
a organização da sala como
um fator primordial para o processo de ensino aprendizagem, mesas e cadeiras
devem ser dispostas, com a finalidade de transformar o espaço da sala em um
lugar com liberdade para movimentar-se de acordo com a necessidade das
atividades propostas. Esta sala deixa a desejar neste aspecto, tudo esta
disposta de forma muito tradicional.
Esta sala
de aula requer materiais que sirvam de apoio para o processo de alfabetização, ainda
não possui o alfabeto exposto e nem quadro com numerais.
Na lateral esquerda tem um cartaz
feito de E.V.A, também de boas vindas. Jolibert (2006) diz que as paredes de uma sala de aula são lugares
importantes para demonstrar e valorizar a produção dos alunos, além disso,
podem também fazer o papel de setor informativo, com “[...] informações que
chegam regularmente à sala de aula e que devem ser disponibilizadas a todos”.
No fundo da sala existe um espaço
com um tapete e algumas almofadas, mas não é utilizado pelos alunos. Os
materiais que ficam dispostos na estante não são manuseados pelos alunos, tanto
que observa-se que os materiais não ficam a altura do alcance das crianças.
Ao lado da estante tem um armário
que a professora utiliza para guardar seus materiais há caixas com jogos,
tampinhas para utilizar como material de contagem, mas também não é utilizado
pelos alunos.
Os alunos não circulam pelo
espaço da sala de aula, pois durante todo o tempo da aula ficam nas suas
classes.
Seria interessante dispor um
espaço com livros para a leitura livre na sala de aula, próximo ao tapete com
as almofadas para que os alunos tivessem contato sempre que sentissem vontade. Conforme
Jolibert (2006), a sala de aula precisa deixar de ser apenas um local onde os
livros ficam empilhados, ou em caixas, sendo utilizados apenas quando os alunos
acabam suas atividades. De acordo com a autora, a sala de aula é um local
“[...] vivo, familiar, bem-aproveitado e permanentemente renovado, com
produções dos alunos e de colegas de outras séries ou salas”.
REFERÊNCIAS
JOLIBERT, Josette. Além dos Muros da Escola.
Porto Alegre: Artmed, 2006.
A organização da sala auxilia no processo de aprendizagem, por isso é fundamental disponibilizar diferentes materiais com a finalidade de ampliar o universo da cultura escrita junto aos alunos.
ResponderExcluir